segunda-feira, 20 de julho de 2009

Criando VPN no Windows XP (cliente e Servidor)

Olá a todos, navegando na internet pesquisando a palavra VPN, vemos que muitas são as dúvidas relacionadas como fazer utilizando windows xp, neste tutorial vamos apresentar um modo simples de fazer. Quem está acostumado a utilizar o software Hamachi vai gostar deste tutorial.

O que é VPN?

Uma Rede Privada Virtual (Virtual Private Network – VPN) é uma rede de comunicações privada normalmente utilizada por uma empresa ou um conjunto de empresas e/ou instituições, construída em cima de uma rede de comunicações pública (como por exemplo, a Internet). O tráfego de dados é levado pela rede pública utilizando protocolos padrão, não necessariamente seguros.
VPNs seguras usam protocolos de criptografia por tunelamento que fornecem a confidencialidade, autenticação e integridade necessárias para garantir a privacidade das comunicações requeridas. Quando adequadamente implementados, estes protocolos podem assegurar comunicações seguras através de redes inseguras.
Deve ser notado que a escolha, implementação e uso destes protocolos não é algo trivial, e várias soluções de VPN inseguras são distribuídas no mercado. Adverte-se os usuários para que investiguem com cuidado os produtos que fornecem VPNs. Por si só, o rótulo VPN é apenas uma ferramenta de marketing.

Fonte: Wikipedia

Outras referencias

Criando VPN com Windows XP ( Cliente )

Configurando VPN em modo servidor no Windows XP

  1. Vá em Iniciar.
    iniciar_windows_xp
  2. Painel de controle.
    painel_de_controle_windows_xp
  3. Conexões de rede (Painel de controle em modo clássico).
    conexoes_de_rede_windows_xp
  4. Criar uma nova conexão.
    criar_uma_nova_conexao
  5. Avançar.
    configurando_vpn_em_modo_cliente_no_windows_xp_005
  6. Selecione a última opção “Configurar uma conexão avançada”.
    configurando_vpn_em_modo_servidor_no_windows_xp_006
  7. Selecione a primeira opção “Aceitar conexões de entrada”.
    configurando_vpn_em_modo_cliente_no_windows_xp_007
  8. Nesta janela não marque nada, dê apenas Avançar.
    configurando_vpn_em_modo_servidor_no_windows_xp_008
  9. Selecione a primeira opção “Permitir conexões virtuais privadas”.
    configurando_vpn_em_modo_servidor_no_windows_xp_009
  10. Nesta janela vai listar todos usuários do seu computador e alguns criados por programas, você pode usar qualquer um deles definindo uma senha, mas aconselho a fazer um novo com um nome de login sem caracteres especiais. Para fazer clique em “Adicionar”.
    configurando_vpn_em_modo_servidor_no_windows_xp_010
  11. Nesta janela na primeira opção (Nome de usuário) você coloca o nome de usuário, aqui eu coloquei “passoapasso”, na segunda opção (Nome completo) você coloca um nome qualquer apenas para identificação, aqui eu coloquei “passoapasso”, na terceira opção (Senha) você define uma senha qualquer e na quarta opção você confirma a senha digitada acima e termine com “OK”.
    configurando_vpn_em_modo_servidor_no_windows_xp_011
  12. Após a criação do usuário, marque somente a caixa dele e desmarque as demais por questão de segurança, selecionando ele, clique em “Propriedades”.
    configurando_vpn_em_modo_servidor_no_windows_xp_012
  13. Nesta janela na primeiração você define se vai interligar as duas redes ou só o computador, deixe marcado caso queira religar duas redes. Na opção abaixo você define se o computador pegue o IP via DHCP, você define a faixa de IP ou que ele decida qual IP vai usar, aqui para simplificar eu especifiquei a faixa entre os IPs 192.168.0.240 e 192.168.0.241. Após definir as opções desejadas clique em “OK”.
    configurando_vpn_em_modo_servidor_no_windows_xp_013
  14. Terminando, só clicar em “Concluir”.
    configurando_vpn_em_modo_servidor_no_windows_xp_014
  15. Aqui em “Conexões de rede” vemos que a conexão está ativa, só esperando os usuários, quando alguém discar vai aparecer no status da conexão. Aqui também podemos ver a quantidade de banda gasta, uptime e ips.
    configurando_vpn_em_modo_servidor_no_windows_xp_015

Configurando VPN em modo cliente no Windows XP

  1. Vá em Iniciar.
    iniciar_windows_xp
  2. Painel de controle.
    painel_de_controle_windows_xp
  3. Conexões de rede (Painel de controle em modo clássico).
    conexoes_de_rede_windows_xp
  4. Criar uma nova conexão.
    criar_uma_nova_conexao
  5. Avançar.
    configurando_vpn_em_modo_cliente_no_windows_xp_005
  6. Selecione a segunda opção “Conectar-me a uma rede em meu local de trabalho”.
    configurando_vpn_em_modo_cliente_no_windows_xp_006
  7. Avançar.
  8. Selecione a segunda opção “Conexão VPN (Rede virtual privada)”.
    configurando_vpn_em_modo_cliente_no_windows_xp_008
  9. Coloque o nome da empresa, geralmente quando você controla mais de uma rede é bom colocar o nome da empresa para não se perder.
    configurando_vpn_em_modo_cliente_no_windows_xp_009
  10. Avançar.
  11. Se você precisa discar alguma conexão antes da VPN é interessante usar isto, caso não use pule ao próximo passo.
    configurando_vpn_em_modo_cliente_no_windows_xp_011
  12. Coloque o endereço IP ou HOST da empresa. Ex: 200.204.0.138
    configurando_vpn_em_modo_cliente_no_windows_xp_012
  13. Avançar.
  14. Marque a caixa “Adicionar um atalho para a conexão � área de trabalho” caso você queira um atalho na área de trabalho (Desktop).
    configurando_vpn_em_modo_cliente_no_windows_xp_014
  15. Concluir.
  16. Vai abrir a janela de conexão, se você for utilizar a internet através da VPN é só conectar agora, se vai utilizar sua própria internet para fazer suas coisas clique em propriedades.
    configurando_vpn_em_modo_cliente_no_windows_xp_016
  17. Vai abrir uma janelacom várias opções, clique na aba “Rede”.
    configurando_vpn_em_modo_cliente_no_windows_xp_17
  18. Agora na caixa abaixo procure por “Protocolo TCP/IP” e dê dois cliques na opção.
    configurando_vpn_em_modo_cliente_no_windows_xp_18
  19. Vai abrir esta janela abaixo, vá até “avançado”.
    configurando_vpn_em_modo_cliente_no_windows_xp_19
  20. Nesta janela desmarque a caixa “Utilizar gateway padrão em rede remota”.
    configurando_vpn_em_modo_cliente_no_windows_xp_20
  21. Após dermarcar de “OK” nas próximas janelas.
    configurando_vpn_em_modo_cliente_no_windows_xp_21
  22. Agora é só conectar. Lembrando que para a conexão ser efetuado com o servidor, as portas 47 GRE e 1723 TCP do servidor tem que estar abertas e redirecionando para ele. Isso é feito no modem/roteador de onde você irá se conectar.
    configurando_vpn_em_modo_cliente_no_windows_xp_016
Fonte: passoapasso.info



Nenhum comentário: